Redação e Pesquisa Científica: Da Teoria à Publicação | NOVO

  • Área
    Desenvolvimento pessoal
  • Data
    8 de novembro de 2025
  • Local
    Zoom

Redação e Pesquisa Científica: Da Teoria à Publicação | NOVO

A produção científica é um elemento essencial na evolução do conhecimento nas Ciências da Nutrição. No entanto, escrever um artigo científico de qualidade requer o domínio de técnicas de redação, conhecimento sobre estrutura e normas editoriais, além de uma pesquisa rigorosa e bem fundamentada. Neste contexto, torna-se fundamental compreender como estruturar um artigo, como realizar uma revisão bibliográfica eficiente e como garantir a clareza, precisão e coerência dos textos científicos.
Este curso tem como objetivo capacitar os participantes com as ferramentas necessárias para conduzir uma pesquisa científica eficaz e produzir textos científicos de qualidade, promovendo a disseminação do conhecimento de forma clara e impactante. Serão abordadas as principais diretrizes de escrita científica, incluindo estruturação de artigos, regras de formatação, seleção e citação de referências, além de boas práticas para publicação.


Formação ministrada ONLINE e EM DIRETO

Em tempo real, assiste às apresentações e explicações do formador, questiona e tira dúvidas, adquirindo os conhecimentos e prática necessários para atingir os objetivos da ação de formação.


INSCRIÇÕES ATÉ: 28/10/2025
Associados APN: 70,00€*
Não associados APN: 155,00€*

*Os estudantes membros ANEN têm um desconto de 15%.


DESCONTO de 20% no valor da inscrição do Curso Revisão Sistemática: da Teoria à Prática:
Associados APN - Curso 1 + Curso 2 | 150,00€
Não associados APN - Curso 1 + Curso 2 | 303,00€

Detalhes do Curso

  • Datas: 8 de novembro de 2025
  • Local: Zoom | Video Conferência
  • Sala: Online
  • Carga Horária: | 4h
  • Área: 090 - Desenvolvimento pessoal
  • Vagas: N.º mínimo: 10 | N.º máximo: 25
  • Horário: Dia 8: 9h00 às 13h00
  • Formadores: Beatriz Teixeira
  • Organização: APN
  • Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
  • Edição: N.º1/2025

Destinatários

Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista.

Inscrição

Pré- Requisitos:
- Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador, um tablet ou um telemóvel com som, microfone e câmara ativos, ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer. 


A inscrição inclui:
 - 4 horas de formação;
 - Aulas/sessões em tempo real na plataforma Zoom;
 - Certificado.

Documentos a disponibilizar no ato da inscrição online:
- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).

Pagamento:
Associados APN: 70,00€*

Não associados APN: 155,00€*

*Os estudantes membros ANEN têm um desconto de 15%.


DESCONTO de 20% no valor da inscrição do Curso Revisão Sistemática: da Teoria à Prática:
Associados APN - Curso 1 + Curso 2 | 150,00€
Não associados APN - Curso 1 + Curso 2 | 303,00€



- A inscrição só é tornada válida após o seu pagamento. O envio da documentação e pagamento da ação de formação deverá ser efetuado até 72h posterior à data de pré-inscrição no curso. 
- A fatura será enviada por correio, para a morada indicada na ficha de inscrição.
- Em caso de desistência, a devolução do valor da inscrição só é efetuada de acordo com a política de anulação.
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 10 inscrições.
- A APN reserva-se o direito de adiamento ou cancelamento da ação de formação, mediante informação prévia aos formandos.

Metodologia

Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.

Avaliação

No âmbito da avaliação, serão consideradas as seguintes dimensões de análise:


A frequência com aproveitamento exige uma frequência efetiva da formação igual ou superior a 90% da carga horária total do curso.

Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
- Avaliação de satisfação dos formandos
- Avaliação da ação de formação pelo formador
- Avaliação do desempenho do formador pela coordenação pedagógica
- Avaliação da eficácia da formação – acompanhamento pós-formação

Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos

Plataforma Zoom

Para assistir às sessões por videoconferência, deverá receber por email um link com o início de uma sessão. Bastará carregar no link e seguir as instruções.

Deverá surgir um pedido de autorização para abrir a página zoom.us.app. Este passo pode demorar algum tempo na primeira vez e poderá ser-lhe pedido para instalar a aplicação zoom.

Para mais informação sobre a configuração e operação do sistema zoom, consultar 
https://support.zoom.us/hc/en-us/articles/206618765-Zoom-Video-Tutorials.

Assiduidade

Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através da plataforma de videoconferência Zoom.

Equipa Pedagógica

O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.

Metodologias de Acompanhamento

sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.

Objetivos do Curso

Objetivos gerais:

Dotar os formandos de competências para desenvolver pesquisa científica eficaz e escrever textos científicos estruturados, claros e objetivos, respeitando as normas e boas práticas da escrita científica.


Objetivos específicos:

No final do curso, o formando será capaz de:
- Compreender o conceito e a importância da escrita científica;
- Conhecer a estrutura de um artigo científico e os seus principais componentes;
- Identificar as principais bases de dados científicas e fontes de informação relevantes para as Ciências da Nutrição;
- Aprender a realizar uma pesquisa bibliográfica eficaz e a selecionar artigos científicos de qualidade;
- Conhecer as principais normas e diretrizes para a redação de artigos científicos;
- Aprender a redigir um resumo e um título atrativo e adequado a publicações científicas;
- Desenvolver a introdução de um artigo científico com base numa revisão da literatura estruturada;
- Compreender como construir uma metodologia clara e reprodutível;
- Aprender a apresentar e discutir os resultados de forma objetiva e coerente;
- Conhecer estratégias para evitar vieses e garantir a integridade científica;
- Aprender a utilizar gestores de referências bibliográficas para facilitar a citação e organização das fontes,
- Identificar boas práticas de escrita e os erros mais comuns na redação científica;
- Conhecer o processo de submissão de artigos científicos a revistas científicas e os critérios de seleção;
- Compreender a importância da revisão por pares e como lidar com feedbacks de editores e revisores;
- Explorar o uso da inteligência artificial como ferramenta para otimizar a redação, revisão e formatação de artigos científicos;
- Aprender sobre ética na publicação científica e como evitar plágio e más condutas acadêmicas.

Programa


Dia

Sessão

Horas

Módulo | Temas

Formador

08/11

1

4h

 Sessão 1 | 9h00 - 13h00

Beatriz Teixeira



Sessão 1 | 9h00 - 13h00
- Introdução à escrita científica: importância e princípios fundamentais.
- Pesquisa bibliográfica eficaz: seleção e organização da informação científica.
- Estrutura de um artigo científico: título, resumo, palavras-chaves, introdução, metodologia, resultados, discussão e conclusões, referências, outras informações.
- Normas e diretrizes de escrita científica.
- Revisão da literatura: como realizar e estruturar uma revisão de forma coerente.
- Metodologia e apresentação de resultados: como garantir clareza e rigor científico.
-  Discussão e interpretação dos resultados: boas práticas para argumentação científica.
-  Uso de gestores de referências: Mendeley, Endnote e outros softwares úteis.
- Erros comuns na escrita científica e como evitá-los.
-  Processo de submissão de artigos: escolha da revista, revisão por pares e resposta a revisores.
- A Inteligência Artificial associada à redação de artigos ciênficos.
- Ética na publicação científica: plágio, más condutas e integridade acadêmica.
- Atividades práticas: exercícios de escrita e análise crítica de artigos científicos.
- Considerações finais.

Formadores