-
Área
Desenvolvimento pessoal
-
Data
15 de novembro de 2025
-
Local
Zoom

Revisão Sistemática: da Teoria à Prática | NOVO
Ao longo das últimas décadas, o número de publicações científicas tem aumentado exponencialmente bem como a diversidade dos meios de acesso à informação, tornando-se cada vez mais difícil conhecer e ler todos os artigos sobre um determinado tema em tempo útil. Por este motivo, torna-se cada vez mais relevante a adoção de uma metodologia que permita compilar, num mesmo documento, diferentes conjuntos de dados de estudos existentes, de uma forma clara, precisa e transparente. Consequentemente, tem-se verificado o interesse crescente da publicação e do uso de revisões sistemáticas - documentos que implicam uma pesquisa exaustiva da literatura sobre um determinado tópico. A criação de uma expressão de pesquisa científica clara, objetiva e concisa é um dos principais determinantes para a concretização de uma revisão sistemática de qualidade. A realização de uma revisão sistemática permite ao autor tornar-se especialista num determinado tema. Neste curso, os participantes irão aprender todas as etapas de construção de uma revisão sistemática para que, autonomamente, sejam capazes de construir esta metodologia de investigação.
Formação ministrada ONLINE e EM DIRETO
Em tempo real, assiste às apresentações e explicações do formador, questiona e tira dúvidas, adquirindo os conhecimentos e prática necessários para atingir os objetivos da ação de formação.
Associados APN: 100,00€*
Não associados APN: 185,00€*
*Os estudantes membros ANEN têm um desconto de 15%.
Para inscritos no Curso Redação e Pesquisa Científica: Da Teoria à Publicação:
DESCONTO de 20% no valor da inscrição do Curso Revisão Sistemática: da Teoria à Prática:
Associados APN - Curso 1 + Curso 2 | 150,00€
Não associados APN - Curso 1 + Curso 2 | 303,00€
Detalhes do Curso
- Datas: 15 de novembro de 2025
- Local: Zoom | Video Conferência
- Sala: Online
- Carga Horária: | 7h
- Área: 090 - Desenvolvimento pessoal
- Vagas: N.º mínimo: 10 | N.º máximo: 25
- Horário: Dia 15: 9h00 às 13h00 e 14h00 às 17h00
- Formadores: Beatriz Teixeira
- Organização: APN
- Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
- Edição: N.º1/2025
Destinatários
Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista.
Inscrição
Pré- Requisitos:
- Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador, um tablet ou um telemóvel com som, microfone e câmara ativos, ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer.
A inscrição inclui:
- 7 horas de formação;
- Aulas/sessões em tempo real na plataforma Zoom;
- Certificado.
Documentos a disponibilizar no ato da inscrição online:
- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).
Pagamento:
Associados APN: 100,00€*
Não associados APN: 185,00€*
*Os estudantes membros ANEN têm um desconto de 15%.
Para inscritos no Curso Redação e Pesquisa Científica: Da Teoria à Publicação:
DESCONTO de 20% no valor da inscrição do Curso Revisão Sistemática: da Teoria à Prática:
Associados APN - Curso 1 + Curso 2 | 150,00€
Não associados APN - Curso 1 + Curso 2 | 303,00€
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 10 inscrições.
Metodologia
Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.
Avaliação
Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos
Plataforma Zoom
Para assistir às sessões por videoconferência, deverá receber por email um link com o início de uma sessão. Bastará carregar no link e seguir as instruções.
Deverá surgir um pedido de autorização para abrir a página zoom.us.app. Este passo pode demorar algum tempo na primeira vez e poderá ser-lhe pedido para instalar a aplicação zoom.
Para mais informação sobre a configuração e operação do sistema zoom, consultar
https://support.zoom.us/hc/en-us/articles/206618765-Zoom-Video-Tutorials.
Assiduidade
Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através da plataforma de videoconferência Zoom.
Equipa Pedagógica
O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.
Metodologias de Acompanhamento
sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.
Objetivos do Curso
Objetivos específicos:
- Compreender o conceito de revisão sistemática.
- Conhecer a metodologia PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-analyses), identificando os seus principais critérios.
- Aprender a criar objetivos segundo o critério PICO.
- Reconhecer as principais fontes de informação científica com interesse para a área das Ciências da Nutrição;
- Compreender a importância da definição de uma expressão de pesquisa sensível, específica e precisa;
- Definir uma expressão de pesquisa alinhada com uma questão de investigação;
- Pesquisar em bases de dados científicas com interesse para as Ciências da Nutrição;
- Aprender a desenvolver um fluxograma PRISMA;
- Identificar as diferentes etapas na condução de uma Revisão Sistemática;
- Aprender a produzir um protocolo de investigação;
- Aprender a avaliar a qualidade dos artigos incluídos na revisão;
- Compreender como deve ser feita a síntese dos dados extraídos – realização de tabelas de resultados;
- Compreender quando deve ser feita uma análise quantitativa dos dados (meta-análise);
- Conhecer os softwares que otimizam a construção de revisões sistemáticas;
- Compreender como deve ser feita a disseminação destes resultados.
Programa
Dia |
Sessão |
Horas |
Módulo | Temas |
Formador |
15/11 |
1 |
7h |
Sessão 1 | 9h00 - 17h00 |
Beatriz Teixeira |
Sessão 1 | 9h00 - 13h00 // 14h00 - 17h00
- Apresentação.
- Formulação de uma questão de investigação;
- Definição de objetivos de acordo com o critério PICO;
- Protocolo de investigação e seu registo online;
- Metodologia PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-analyses): guidelines, checklist, fluxograma;
- Critérios de inclusão e de exclusão;
- Fontes de informação científica na área das Ciências da Nutrição;
- Estratégia de pesquisa e pesquisa na literatura;
- Expressão de pesquisa;
- Pesquisa em bases de dados científicas;
- Seleção dos estudos, síntese dos dados – desenvolvimento de tabelas de resultados;
- Avaliação da qualidade dos estudos;
- Análise quantitativa dos dados (meta-análise);
- Atividades Práticas;
- Softwares de Construção de Revisões Sistemáticas;
- Disseminação dos resultados – Publicação e Ética;
- Considerações finais