Revisão Sistemática: da Teoria à Prática | NOVO

  • Área
    Desenvolvimento pessoal
  • Data
    15 de novembro de 2025
  • Local
    Zoom

Revisão Sistemática: da Teoria à Prática | NOVO

Ao longo das últimas décadas, o número de publicações científicas tem aumentado exponencialmente bem como a diversidade dos meios de acesso à informação, tornando-se cada vez mais difícil conhecer e ler todos os artigos sobre um determinado tema em tempo útil. Por este motivo, torna-se cada vez mais relevante a adoção de uma metodologia que permita compilar, num mesmo documento, diferentes conjuntos de dados de estudos existentes, de uma forma clara, precisa e transparente. Consequentemente, tem-se verificado o interesse crescente da publicação e do uso de revisões sistemáticas - documentos que implicam uma pesquisa exaustiva da literatura sobre um determinado tópico. A criação de uma expressão de pesquisa científica clara, objetiva e concisa é um dos principais determinantes para a concretização de uma revisão sistemática de qualidade. A realização de uma revisão sistemática permite ao autor tornar-se especialista num determinado tema. Neste curso, os participantes irão aprender todas as etapas de construção de uma revisão sistemática para que, autonomamente, sejam capazes de construir esta metodologia de investigação.


Formação ministrada ONLINE e EM DIRETO

Em tempo real, assiste às apresentações e explicações do formador, questiona e tira dúvidas, adquirindo os conhecimentos e prática necessários para atingir os objetivos da ação de formação.


INSCRIÇÕES ATÉ: 05/11/2025
Associados APN: 100,00€*
Não associados APN: 185,00€*

*Os estudantes membros ANEN têm um desconto de 15%.

Para inscritos no Curso Redação e Pesquisa Científica: Da Teoria à Publicação:
DESCONTO de 20% no valor da inscrição do Curso Revisão Sistemática: da Teoria à Prática:
Associados APN - Curso 1 + Curso 2 | 150,00€
Não associados APN - Curso 1 + Curso 2 | 303,00€

Detalhes do Curso

  • Datas: 15 de novembro de 2025
  • Local: Zoom | Video Conferência
  • Sala: Online
  • Carga Horária: | 7h
  • Área: 090 - Desenvolvimento pessoal
  • Vagas: N.º mínimo: 10 | N.º máximo: 25
  • Horário: Dia 15: 9h00 às 13h00 e 14h00 às 17h00
  • Formadores: Beatriz Teixeira
  • Organização: APN
  • Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
  • Edição: N.º1/2025

Destinatários

Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista.

Inscrição

Pré- Requisitos:
- Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador, um tablet ou um telemóvel com som, microfone e câmara ativos, ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer. 


A inscrição inclui:
 - 7 horas de formação;
 - Aulas/sessões em tempo real na plataforma Zoom;
 - Certificado.

Documentos a disponibilizar no ato da inscrição online:
- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).

Pagamento:
Associados APN: 100,00€*
Não associados APN: 185,00€*

*Os estudantes membros ANEN têm um desconto de 15%.

Para inscritos no Curso Redação e Pesquisa Científica: Da Teoria à Publicação:
DESCONTO de 20% no valor da inscrição do Curso Revisão Sistemática: da Teoria à Prática:
Associados APN - Curso 1 + Curso 2 | 150,00€
Não associados APN - Curso 1 + Curso 2 | 303,00€



- A inscrição só é tornada válida após o seu pagamento. O envio da documentação e pagamento da ação de formação deverá ser efetuado até 72h posterior à data de pré-inscrição no curso. 
- A fatura será enviada por correio, para a morada indicada na ficha de inscrição.
- Em caso de desistência, a devolução do valor da inscrição só é efetuada de acordo com a política de anulação.
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 10 inscrições.
- A APN reserva-se o direito de adiamento ou cancelamento da ação de formação, mediante informação prévia aos formandos.

Metodologia

Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.

Avaliação

No âmbito da avaliação, serão consideradas as seguintes dimensões de análise:


A frequência com aproveitamento exige uma frequência efetiva da formação igual ou superior a 90% da carga horária total do curso.

Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
- Avaliação de satisfação dos formandos
- Avaliação da ação de formação pelo formador
- Avaliação do desempenho do formador pela coordenação pedagógica
- Avaliação da eficácia da formação – acompanhamento pós-formação

Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos

Plataforma Zoom

Para assistir às sessões por videoconferência, deverá receber por email um link com o início de uma sessão. Bastará carregar no link e seguir as instruções.

Deverá surgir um pedido de autorização para abrir a página zoom.us.app. Este passo pode demorar algum tempo na primeira vez e poderá ser-lhe pedido para instalar a aplicação zoom.

Para mais informação sobre a configuração e operação do sistema zoom, consultar 
https://support.zoom.us/hc/en-us/articles/206618765-Zoom-Video-Tutorials.

Assiduidade

Frequência efetiva igual ou superior a 90% da carga horária do curso. O controlo da assiduidade dos formandos é efetuado através da plataforma de videoconferência Zoom.

Equipa Pedagógica

O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.

Metodologias de Acompanhamento

sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.

Objetivos do Curso

Objetivos gerais:

É objetivo geral do curso dotar os formandos de competências de pesquisa de informação científica na área das Ciências da Nutrição e capacitá-los relativamente à construção de uma revisão sistemática, enquanto metodologia de investigação.


Objetivos específicos:

No final do curso, o formando será capaz de:

- Compreender o conceito de revisão sistemática.

- Conhecer a metodologia PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-analyses), identificando os seus principais critérios.

- Aprender a criar objetivos segundo o critério PICO.

- Reconhecer as principais fontes de informação científica com interesse para a área das Ciências da Nutrição;

- Compreender a importância da definição de uma expressão de pesquisa sensível, específica e precisa;

- Definir uma expressão de pesquisa alinhada com uma questão de investigação;

- Pesquisar em bases de dados científicas com interesse para as Ciências da Nutrição;

- Aprender a desenvolver um fluxograma PRISMA;

- Identificar as diferentes etapas na condução de uma Revisão Sistemática;

- Aprender a produzir um protocolo de investigação;

- Aprender a avaliar a qualidade dos artigos incluídos na revisão;

- Compreender como deve ser feita a síntese dos dados extraídos – realização de tabelas de resultados;

- Compreender quando deve ser feita uma análise quantitativa dos dados (meta-análise);

- Conhecer os softwares que otimizam a construção de revisões sistemáticas;

- Compreender como deve ser feita a disseminação destes resultados.

Programa


Dia

Sessão

Horas

Módulo | Temas

Formador

15/11

1

7h

 Sessão 1 | 9h00 - 17h00

Beatriz Teixeira



Sessão 1 | 9h00 - 13h00 // 14h00 - 17h00

- Apresentação.

- Formulação de uma questão de investigação;

- Definição de objetivos de acordo com o critério PICO;

- Protocolo de investigação e seu registo online;

- Metodologia PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-analyses): guidelines, checklist, fluxograma;

- Critérios de inclusão e de exclusão;

- Fontes de informação científica na área das Ciências da Nutrição;

- Estratégia de pesquisa e pesquisa na literatura;

- Expressão de pesquisa;

- Pesquisa em bases de dados científicas;

- Seleção dos estudos, síntese dos dados – desenvolvimento de tabelas de resultados;

- Avaliação da qualidade dos estudos;

- Análise quantitativa dos dados (meta-análise);

- Atividades Práticas;

- Softwares de Construção de Revisões Sistemáticas;

- Disseminação dos resultados – Publicação e Ética;

- Considerações finais

Formadores