Alimentação Vegetariana na Gravidez, Aleitamento e Infância

  • Área
    Terapia e reabilitação
  • Data
    17 de outubro de 2025
  • Local
    Zoom e Moodle

Alimentação Vegetariana na Gravidez, Aleitamento e Infância

Este curso pretende dotar os profissionais de saúde de competências para o acompanhamento nutricional de famílias vegetarianas durante períodos críticos do ciclo de vida: gravidez, aleitamento e infância. Serão abordadas as exigências nutricionais específicas destas fases, os principais nutrientes críticos, as recomendações alimentares baseadas na evidência, e estratégias práticas para a diversificação alimentar e planeamento de ementas infantis.

Formação ministrada ONLINE e EM DIRETO

Em tempo real, assiste às apresentações e explicações do formador, questiona e tira dúvidas, adquirindo os conhecimentos e prática necessários para atingir os objetivos da ação de formação.

*Todas as aulas online ficarão disponíveis por 2 meses para poder rever os conteúdos.


INSCRIÇÕES ATÉ: 07/10/2025

Associados APN: 70,00€*

Não associados APN: 155,00€*

*Os estudantes membros ANEN têm um desconto de 15%.


Inscrição nos 3 Cursos de Alimentação Vegetariana: DESCONTO de 20% no valor total do curso
Associados APN - Alimentação Coletiva + Gravidez, Aleitamento e Infância + Nutrição Clínica | 168,00€
Não associados APN - Alimentação Coletiva + Gravidez, Aleitamento e Infância + Nutrição Clínica | 372,00€

Detalhes do Curso

  • Datas: 17 de outubro de 2025
  • Local: Zoom e Moodle
  • Sala: Online
  • Carga Horária: | 4 horas
  • Área: 726 - Terapia e reabilitação
  • Vagas: N.º mínimo: 9 | N.º máximo: 25
  • Horário: 9h30 - 13h30
  • Formadores: Márcia Soares Gonçalves
  • Organização: APN
  • Modalidade: Outras ações de formação contínua (não inseridas no CNQ)
  • Edição: N.º1/2025

Destinatários

Nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista e estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista.

Inscrição

Pré- Requisitos:

- Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador, um tablet ou um telemóvel com som, microfone e câmara ativos, ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer. 


A inscrição inclui:

- 4 horas de formação; 
- Aulas/sessões em tempo real na plataforma Zoom; 
- Gravação das aulas disponíveis por 2 meses após a última aula do curso.
- Certificado


Documentos a disponibilizar no ato da inscrição online:

- Certificado de habilitações / cédula profissional (nutricionistas ou profissionais com licenciatura conducente à profissão de nutricionista) ou comprovativo de matrícula (estudantes de licenciaturas conducente à profissão de nutricionista).

Pagamento

Associado APN: 70,00€*

Não associado APN: 155,00€*

* Os estudantes membros ANEN têm um desconto de 15%.


- A inscrição só é tornada válida após o seu pagamento. O envio da documentação e pagamento da ação de formação deverá ser efetuado até 72h posterior à data de pré-inscrição no curso. 
- A fatura será enviada por correio, para a morada indicada na ficha de inscrição.
- Em caso de desistência, a devolução do valor da inscrição só é efetuada de acordo com a política de anulação.
- A realização da ação de formação fica dependente de um N.º mínimo de 9 inscrições.
- A APN reserva-se o direito de adiamento ou cancelamento da ação de formação, mediante informação prévia aos formandos.

Metodologia

Os temas serão introduzidos através de uma breve explanação teórica por parte do formador, assente prioritariamente nos métodos expositivo e demonstrativo. Complementarmente, os assuntos serão trabalhados pelos formandos, através da realização de casos práticos, sob a orientação e supervisão do formador, e que permitem uma experimentação prática simulada dos assuntos abordados sob o ponto de vista concetual. O desenvolvimento de atividades de natureza mais prática contribuirá para uma sistematização das aprendizagens desenvolvidas pelos formandos durante as sessões de formação.

Avaliação

No âmbito da avaliação, serão consideradas as seguintes dimensões de análise:
- Avaliação da aprendizagem;
 
A frequência com aproveitamento implica que o formando obtenha uma classificação final igual ou superior a Suficiente (Suficiente, Bom ou Muito Bom - equivalente a 50% ou mais) considerando os seguintes coeficientes de ponderação:
- Avaliação da aprendizagem - reporta à avaliação sumativa, considerada na atribuição da classificação final, sendo-lhe atribuída uma ponderação de 100%;
 

Complementarmente é assegurado um modelo de avaliação do grau de satisfação das partes envolvidas no processo formativo, designadamente:
- Avaliação de satisfação dos formandos
- Avaliação da ação de formação pelo formador
- Avaliação do desempenho do formador pela coordenação pedagógica
- Avaliação da eficácia da formação – acompanhamento pós-formação

Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos

Moodle

Para ter acesso ao curso no moodle, deverá receber por e-mail as suas credênciais de acesso. 

Nesta plataforma encontrará informações mais detalhadas do curso, link zoom das sessões, material de apoio, gravações das sessões e teste de avaliação.


Plataforma Zoom

Para assistir às sessões por videoconferência, bastará carregar no link e seguir as instruções.

Deverá surgir um pedido de autorização para abrir a página zoom.us.app. Este passo pode demorar algum tempo na primeira vez e poderá ser-lhe pedido para instalar a aplicação zoom.

Para mais informação sobre a configuração e operação do sistema zoom, consultar

https://support.zoom.us/hc/en-us/articles/206618765-Zoom-Video-Tutorials

Assiduidade

Equipa Pedagógica

O formador a afetar ao desenvolvimento do curso terá o seguinte perfil de competências:
- Habilitações académicas: habilitações de nível superior, com formação de base ou complementar (nomeadamente decorrente de formação profissional) enquadrada na AEF a intervir;
- Formação pedagógica: portador de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou Docente do ensino superior;
- Experiência pedagógica: experiência pedagógica anterior mínima de 3 anos;
- Experiência profissional: experiência profissional relevante na área (critério preferencial);
- Aptidões psicossociais: aptidões que contribuam para a construção de um bom ambiente de formação, como sejam o espírito de cooperação, a facilidade de comunicação e relacionamento, a flexibilidade, a tolerância e a capacidade de auto e hétero-crítica.

Metodologias de Acompanhamento

sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:
- A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos;
- As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos;
- O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso;
- A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expetativas dos formandos;
- A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação;
- O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos;
- A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade formativa.

Objetivos do Curso

Objetivos gerais
Capacitar para o aconselhamento nutricional e planeamento alimentar de grávidas, lactantes e crianças vegetarianas.
 

Objetivos específicos
No final do curso, o formando será capaz de:
  • Reconhecer os desafios nutricionais nas diferentes fases do ciclo de vida materno-infantil em contexto vegetariano;
  • Identificar os nutrientes mais suscetíveis a défice e as respetivas estratégias alimentares e/ou suplementares;
  • Aplicar princípios de diversificação alimentar vegetariana na infância;
  • Construir planos alimentares e ementas ajustadas à idade e necessidades nutricionais de grávidas, lactantes e crianças.

Programa

Dia

Sessão

Horas

Módulo | Temas

Formador

17/10

1

4h

 Sessão 1 

Márcia Gonçalves



Sessão 1 | 9h30 - 13h30 

1 | Gravidez e aleitamento

  • Evidência global sobre a segurança e os benefícios dos padrões vegetarianos nestes períodos;
  • Adaptação das recomendações nutricionais ao padrão vegetariano, com ênfase na ingestão de proteína, AGPI n-3, ferro, zinco, iodo, cálcio, B12, vitamina D;
  • Discussão de caso prático.

 

2 | Primeira infância (0-3 anos)

  • Evidência sobre a saúde e o crescimento das crianças vegetarianas;
  • Recomendações nutricionais nos primeiros 6M; Análise introdução de fórmulas infantis à base de proteína vegetal: principais pareceres;
  • Diversificação alimentar vegetariana: princípios, desafios e oportunidades;
  • Recomendações nutricionais na IA: fontes alimentares, biodisponibilidade e recomendações derivadas para vegetarianos de proteína, AGPI n-3, ferro, cálcio, zinco, iodo, vitamina B12; suplementação; exemplos de formas de apresentação dos vários grupos alimentares que compõem as refeições vegetarianas.
  • Discussão de caso prático.

 

3 | Idade escolar

  • Recomendações dos nutrientes a ter em consideração, para a idade pediátrica: valores de referência; recomendações proteicas na criança vegetariana; ferro (estado nutricional e recomendações); orientações para a ingestão de ácidos gordos essenciais, zinco, cálcio, e vitamina B12;
  • Discussão de caso prático.